VARIZES

O que são?
Varizes são veias facilmente perceptíveis por serem dilatadas, tortuosas e "saltadas" da pele. Podem ser de pequeno, médio ou grande calibre


Quais são os fatores predisponentes?
O principal fator é a predisposição genética, ou seja, a história familiar. Outro fator importante são as alterações hormonais ocorridas na gestação, puerpério e com o uso de anticoncepcionais. Além desses, outras causas podem contribuir com o desenvolvimento dessa patologia: idade avançada, sedentarismo, obesidade, longas jornadas de trabalho na mesma posição, entre outras


Quais são os sintomas?
As varizes surgem especialmente nas pernas, podendo ocasionar dor, sensação de "queimação" e "peso", inchaço, coceira e cãimbras, além de prejuízos estéticos.


Como são tratadas?
A abordagem terapêutica começa com uma avaliação do especialista.

Independente de procedimentos, a orientação clínica em relação à prevenção ou estabilização da doença faz-se necessária; atividade física, evitar excesso de peso e tabagismo, alimentação balanceada e saudável, hiperidratação e usar meias elásticas são tópicos importantes.

O tratamento dos vasos de pequeno calibre ("vasinhos"), pode ser feito através da escleroterapia, com ou sem a associação do laser transdérmico. Já o tratamento das varizes de médio ou grande calibres mais comumente utilizado é a remoção cirúrgica das veias comprometidas após o mapeamento feito com o auxílio do ultrassom vascular.

A melhor forma de tratamento deverá ser indicada pelo especialista após avaliação clínica criteriosa, visando sempre oferecer funcionalidade somada ao ganho estético.